A escala de trabalho é um dos mais importantes instrumentos que um empresário precisa fazer para organizar e cumprir com os compromissos das leis trabalhistas.
Existem muitos tipos de escalas e jornadas de trabalho diferentes que dependendo do tipo de negócio.
Mas como criar uma escala que atenda às necessidades sem prejudicar os colaboradores e o negócio?
Aqui nesse artigo, vamos te dar dicas e explicar a fundo sobre cada uma delas para criar estratégias justa e, ao mesmo tempo, eficaz!
Aproveite e leia também: como contratar funcionários como segurança?
Como funciona uma escala de trabalho?
Primeiramente, a escala de trabalho é uma distribuição das horas de trabalho de um funcionário ao longo dos dias e turnos.
Segundo o art. 58 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a jornada de trabalho não pode ultrapassar o limite de 44 horas trabalhadas, ou 8 horas diárias.
Com isso, um planejamento bem estruturado e funcional é uma ótima estratégia de ajudar a equilibrar a distribuição das horas de trabalho, folgas, reduzindo consideravelmente imprevistos.
Além disso, também é uma forma de levar em conta as necessidades operacionais da empresa e entender se precisa de mais ou menos colaboradores.
Mas antes disso, dependendo se for uma empresa, fábrica, loja ou até mesmo supermercado, é preciso fazer uma avaliação completa do quadro de funcionários.
Assim, se você é gestor de um negócio, é fundamental que você esteja atento para não ter falta de mão de obra qualificada para suprir as necessidades da empresa.
Então, continue lendo até o fim desse artigo que iremos te explicar tudo sobre como organizar uma escala condizente com os serviços.
Importância de escala estruturada

Como organizar a escala de trabalho é fundamental para que o ambiente de seja mais produtivo e transparente para todos!
Muitos gestores que se preocupam com o futuro do negócio e dos funcionários, utiliza a escala de trabalho como forma de reter talentos que possam ter mais crescimento profissional.
Por isso, a escala é uma forma de otimizar e auxiliar o colaborador ter desempenho positivo no trabalho e as tarefas do dia a dia.
Ou seja, é imprescindível que você, empresário, entenda que escala de trabalho também como forma de entender as regras permitidas dentro do CLT.
Afinal, existem limites legais de horas que os funcionários podem realizar por dia/semana, dependendo da área que a empresa se encontra.
Por exemplo, se for um empresário do ramo de supermercados, é comum adotar escalas de 6 dias de jornada de trabalho para 1 de descanso.
Tudo isso por conta do regime de contratação, diante da necessidade de suprir as demandas extensas que um supermercado exige.
Não somente isso, você também respeita o direito dos trabalhadores e evita problemas jurídicos maiores sem desgastar a relação com o empregado!
Dessa forma, é criado um vínculo maior com o colaborador e claro, você constrói a reputação do nome da sua empresa.
Então, nos próximos tópicos, vamos abordar um pouco mais sobre essa relação e os tipos de jornada de trabalho.
Escala X jornada de trabalho
Bom, como falamos anteriormente, falamos de jornada e escala de trabalho. Mas você sabe quais são as diferenças entre eles?
Basicamente, a jornada de trabalho equivale à quantidade de horas diárias ou semanais que um trabalhador possui em um determinado lugar.
Ou seja, a jornada é uma forma de definir a carga horária que um funcionário deve cumprir de acordo com o contrato assinado.
Já a escala de trabalho é a forma que o empregador vai organizar como os horários irão ser distribuídos ao longo da semana.
Então, fique atento as regras!
Nesse mesmo exemplo de supermercado, pode haver a escala de revezamento na qual os funcionários se trocam para preencher o trabalho.
Por exemplo, se um funcionário trabalha das 6h às 14h, é preciso de mais um colaborador para substituí-lo no restante do dia.
Justamente por isso, sua empresa precisa de uma boa gestão para realizar contratações de talentos de modo estratégico.
Modelos de jornada de trabalho
Atualmente, existem vários modelos de jornada de trabalho que mais se adequam ao tipo da sua empresa.
Então, antes de saber como organizar escala de trabalho, entenda quais são os modelos principais adotadas no setor:
12X36
Esse modelo entrou em vigor nas leis trabalhistas na nova reforma trabalhista de 2017, na qual indústrias e até mesmo mercados adotam.
Esta categoria de jornada é quando o colaborador trabalha por 12 horas e descansa por 36 horas.
Mas cuidado! Para implementar esse tipo de trabalho é necessário um acordo escrito entre empregador e empregado!
6X1
Esse é um dos tipos mais comuns em setores de varejo e de atendimento ao consumidor!
Ele equivale ao empregado trabalhar por 6 dias seguidos e folgar um. Esse dia de descanso é normalmente fixo, mas pode ocorrer alteração caso ocorrer revezamento.
5X2
A jornada 5×2 é a mais comum atualmente.
O colaborador trabalha 5 dias da semana (normalmente de segundo a sexta) e folga 2 dias (sábado e domingo).
Esse modelo também é conhecido como escala comercial, aquela que estabelece no máximo 8 horas e 48 minutos de trabalho diário.
Como organizar?

Chegando no tópico principal, vamos dar ênfase em te ajudar a controlar melhor e montar uma escala de trabalho realista com a sua empresa.
Primeiramente, é necessário fazer esse controle por meio de um ponto eletrônico.
Afinal, é um dos únicos jeitos de entender se os horários de trabalho estão sendo cumpridas e definidas conforme o estabelecido por contrato.
Não somente funciona como marcador de horário e gestão da escala de trabalho, mas também é fundamental para manter a segurança e transparência!
Além disso, nossa recomendação é utilizar a tecnologia e ferramentas de programação ao seu favor para organizar todas as informações.
Então, use planilhas digitais e atualize sempre que houver mudanças para evitar erros em anotações manuais.
Para isso, é interessante conversar com a equipe de recursos humanos e tecnológico para alinhar quais as opções que mais se adequam a realidade da empresa.
Evite erros!
Boa gestão de escalas de trabalho é essencial que o seu negócio prospere e garantia de manter na conformidade da legislação trabalhista.
Tenha uma equipe especializada em advocacia empresarial e saiba como podemos prevenir e evitar problemáticas no futuro.
Então, entre em contato conosco por meio de um dos nossos canais de comunicação e conte com os nossos advogados experientes na área!
AL&T Advogados