5 benefícios da proteção trabalhista para seu supermercado

5 benefícios da proteção trabalhista para supermercados

Certamente, o setor de supermercado é um dos que mais precisa de proteção trabalhista no Brasil, pois possuem um grande número de colaboradores.

Ou seja, esse volume tão grande de pessoas trabalhando para supermercados, com certeza influencia no número de processos trabalhistas na área.

Portanto, para minimizarem os impactos que isso traz, é fundamental contar com um trabalho de proteção trabalhista, que é sobre o que vamos conversar hoje. 

Veja abaixo quais são os 5 principais benefícios disso para o seu supermercado. 

Leia também: O que é reorganização societária?

O que é a proteção trabalhista

Antes de mais nada, para começarmos esse texto, é fundamental que você saiba o que é a proteção trabalhista.

Nesse sentido, a proteção trabalhista é um conjunto de ferramentas que são utilizadas para proteger as empresas nesse âmbito, principalmente para evitar processos trabalhistas. 

Na prática, funciona como uma forma de compliance, porque a principal forma de garantir a proteção trabalhista é ajustando todos os processos internos, para que estejam de acordo com a lei.

Então, o trabalho de proteção trabalhista é tudo que engloba essas ferramentas de proteção em prol de uma empresa com menos riscos trabalhistas.

Redução dos Passivos Jurídicos

Em primeiro lugar, podemos citar como um dos principais benefícios da proteção trabalhista, justamente a questão da redução dos passivos jurídicos.

Ou seja, a diminuição do número de processos trabalhistas.

Sem dúvida alguma, essa é uma das principais preocupações dos empresários, que querem evitar ao máximo o desgaste e os prejuízos que acompanham um processo trabalhista. 

De fato, com a proteção trabalhista isso é plenamente possível.

Isso porque é aderir ao cumprimento das leis que a empresa consegue evitar brechas que no futuro podem levar ao ajuizamento de uma ação trabalhista. 

Isso em um supermercado pode ser bastante complexo, em virtude do número de funcionários, quantidade de cargos, escalas diferentes, etc.

Dessa forma, a proteção trabalhista entra como uma forma de redução de riscos, para evitar e reduzir o passivo jurídico. 

Retenção de Talentos

Atualmente, a maioria das pessoas busca por emprego em empresas que se preocupam com as questões trabalhistas.

Afinal de contas, querem se sentir seguras e com seus direitos garantidos.

Portanto, demonstrar essa preocupação através de uma proteção trabalhista é muito importante para garantir que bons colaboradores permaneçam na empresa.

Em supermercados, de fato, a rotatividade é bastante grande, por isso é que devem pensar em formas de reter talentos. 

Importante dizer que os colaboradores não buscam apenas benefícios atraentes, mas também essa sensação de cuidado, de estar em uma empresa séria.

Implementar políticas de proteção contra os assédios e discriminações no ambiente de trabalho também tem um papel importante nisso. 

Aumento da produtividade 

De acordo com o que falamos antes, na prática, a proteção trabalhista tem como principal objetivo garantir a conformidade da empresa com as leis trabalhistas.

Pode parecer que isso não tem a ver com a produtividade dos colaboradores, mas tem sim.

Isso porque garantir o cumprimento da legislação do trabalho é garantir uma remuneração mínima, descanso semanal, intervalos da jornada de trabalho, etc.

Dessa forma, é certo que os colaboradores terão aumento da produtividade, pois tudo isso será cumprido. 

Fortalecimento da estrutura interna 

Em terceiro lugar, outro benefício que podemos citar é a questão de um fortalecimento interno da estrutura da empresa.

Ou seja, ter a proteção trabalhista permite que se crie uma estrutura interna de segurança jurídica para a empresa.

Com isso, o crescimento terá riscos reduzidos e a empresa se fortalece como um todo.

Dessa forma, haverá mais segurança para novas contratações, mudanças de cargo e até mesmo a expansão das atividades com o aumento do quadro de colaboradores.

Diferencial competitivo

Ainda, outro ponto muito positivo da proteção trabalhista é que você consegue um diferencial competitivo em relação à sua concorrência. 

Isso porque se preocupar com essa área e criar formas de reduzir os danos dela torna a sua empresa diferente da concorrência, que não tem esse tipo de proteção.

Então, enquanto você consegue crescer com riscos trabalhistas reduzidos ao mínimo, sem se preocupar com processos trabalhistas e com uma ótima retenção de talentos, a concorrência deixa de se destacar.

Dessa forma, são benefícios internos e externos que um trabalho de proteção trabalhista garante. 

Redução de custos

Por fim, mas não menos importante, ter a proteção trabalhista também reduz os custos da empresa.

Não somente pela questão de não ter as condenações trabalhistas que normalmente são altas, mas também porque se reduz custos com multas, acidentes de trabalho, etc.

A folha de pagamento por si só já é um custo bem grande para as empresas, mas ela pode ser ainda mais onerosa quando não observadas algumas questões legais.

Um exemplo disso é o controle de horas extras, que poucas empresas fazem e é sempre motivo de processo trabalhista ou de pagamentos altos de rescisões.

Se você quer saber outras formas em que a proteção trabalhista pode ajudar a sua empresa, entre em contato conosco

AL&T Advogados

Leia também:

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?