Certamente um dos piores pesadelos de qualquer empresário é receber ações trabalhistas.
Isso porque quem é empreendedor sabe que um processo como esse pode ser uma grande dor de cabeça, além de um prejuízo financeiro.
Então, hoje separamos 5 atitudes para evitar que a sua empresa receba ações trabalhistas.
Assim, se é com isso que você se preocupa, fica até o final desse conteúdo para saber o que fazer para que isso não aconteça.
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Seja preventivo
Em primeiro lugar, com certeza, não poderíamos trazer outra orientação senão a de atuar de forma preventiva.
Mas o que isso quer dizer?
Bom, a maioria das ações trabalhistas acontecem porque as empresas deixam de pensar na prevenção de riscos, para atuar sobre elas apenas quando já acontecem.
Por exemplo, questões de assédio são muito comuns de serem levadas à Justiça do Trabalho.
Então, o correto seria que todas as empresas mantivessem um controle sobre isso, mapeando os ambientes, tendo um contato próximo com seus colaboradores sobre isso e aplicando programas de conscientização.
Contudo, esse é só um dos exemplos que podemos citar de prevenção, pois isso pode ser presente em todas as áreas da empresa.
Prevenção de acidentes de trabalho, de proteção de dados dos colaboradores, de condições favoráveis ao ambiente de trabalho.
Enfim, as opções são muitas.
Para isso o ideal é que você contrate uma assessoria jurídica especialista em Direito do Trabalho, para mapear todos esses pontos para você.
Horas extras
Em segundo lugar, um ponto que costuma levar às ações trabalhistas são as horas extras.
Certamente, hoje em dia, esse controle é muito mais fácil, pois existem sistemas específicos para isso.
Porém, se essa não é a realidade da sua empresa, está mais do que na hora de investir nesse controle.
O pagamento de horas extras costumam ser um dos principais pedidos na Justiça do Trabalho.
E aqui existem pontos específicos para serem considerados além do controle, que é o pagamento correto.
Por exemplo, horas extras em dias da semana devem ser pagas de uma maneira, já em finais de semana ou feriados isso muda.
Portanto, o ideal também é que você faça uma consultoria jurídica sobre o assunto, para saber como pagar isso da forma correta.
Compliance Trabalhista
Em terceiro lugar, temos um tema que está bem em alta há alguns anos, que é o compliance trabalhista.
O compliance é um termo que vem do inglês e significa estar de acordo com algo.
Ou seja, nesse caso estar de acordo com as leis trabalhistas.
Esse é um importante investimento para as empresas, pois a legislação trabalhista no Brasil é de fato bastante complexa.
Isso porque além da lei principal, que é a Consolidação das Leis do Trabalho, existem outras legislações paralelas e também convenções coletivas, súmulas do Tribunal Superior do Trabalho.
Enfim, é muita coisa para acompanhar e você precisa de profissionais que entendam do assunto para poderem fazer todo esse mapeamento e indicarem as soluções adequadas.
Gestão de pessoas
Outro ponto muito interessante de ser implementado e que traz reflexos positivos na questão das ações trabalhistas é a gestão de pessoas.
Cada vez mais os colaboradores estão esperando que as empresas se preocupem com eles e criem ferramentas que aumentem seu engajamento e a vontade de pertencer.
Essa visão positiva do colaborador pela empresa com certeza reduz as chances de ações trabalhistas serem ajuizadas.
Na prática, a gestão de pessoas é como um órgão interno que tem como objetivo melhorar o ambiente ao colaborador e fomentar a cultura da empresa.
Uma estratégia para saber como essa gestão pode melhorar é através da realização de pesquisas de clima, para identificar o que os colaboradores veem como melhoria para a empresa que trabalha.
Então, implemente a gestão de pessoas na sua empresa e você verá como isso trará impactos positivos ao ambiente corporativo.
Investir na satisfação dos seus colaboradores é uma forma de evitar processos trabalhistas.
Capacite as suas lideranças
Por fim, outra indicação que podemos dar para evitar ações trabalhistas é capacitar as suas lideranças.
Sabemos que no mundo corporativo a hierarquia é um pilar da organização.
Ou seja, determinadas áreas possuem suas lideranças e as pessoas que a ela respondem.
Nesse sentido, é fundamental que essas pessoas estejam preparadas para essa função, pois precisam saber lidar com os seus subordinados de forma adequada.
Não são poucos os casos de ações trabalhistas por assédio moral de superiores, por exemplo.
Por isso é que as empresas precisam se preocupar em preparar seus líderes para exercerem as suas funções da melhor maneira possível, evitando conflitos e situações de exposição dos seus subordinados.
Temos certeza que esse conteúdo já ajudou muito você saber como evitar ações trabalhistas.
Porém, se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco.
Vai ser um prazer assessorar você a ter uma empresa mais segura no âmbito trabalhista.
AL&T Advogados
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