Acidentes de Trabalho: 8 formas de evitar acidentes, na prática

Entenda tudo sobre acidentes de trabalho com os advogados AL&T

Os acidentes de trabalho são um dos principais motivos dos processos trabalhistas, você sabia? Pois é, para as empresas é fundamental evitar ao máximo os acidentes de trabalho, pois isso pode se tornar uma grande dor de cabeça depois.

Atualmente, existem algumas formas de evitar esses acidentes de trabalho, que todas as empresas podem colocar em prática.

Então, como somos um escritório especializado na assessoria jurídica trabalhista para empresas, preparamos esse conteúdo para ajudar você.

Nesse sentido, separamos 8 orientações que ajudam a evitar os acidentes de trabalho, na prática:

  • Certifique-se sobre o uso de EPI;
  • Mantenha o ambiente sinalizado;
  • Faça treinamentos;
  • Tenha cuidado com os resíduos;
  • Respeite as NRs;
  • Crie uma CIPA;
  • Foque na segurança do trabalho;
  • Tenha uma assessoria jurídica especializada.

Abaixo você terá todos os detalhes sobre cada uma dessas orientações. Esse é um assunto muito importante para todas as empresas, então preste atenção para entender e colocar em prática.

Certifique-se sobre o uso de EPI

Em primeiro lugar, certamente, você precisa se certificar de que seus colaboradores estão fazendo o uso de EPIs.

EPI é a sigla para equipamento de proteção individual.

Para cada ramo de atividade existem EPIs específicas.

Por exemplo, na área da saúde, máscaras e luvas são equipamentos de proteção individual.

Já na indústria botas e óculos de proteção são EPIs.

Nesse sentido, o ideal é que você verifique quais documentos são necessários para o tipo de atividade da sua empresa.

A partir disso, adquira tais equipamentos e tenha uma certificação diária de que estão sendo usados de maneira correta.

Certamente essa é uma das principais formas de evitar acidentes de trabalho.

Mantenha o ambiente sinalizado

Outro ponto de atenção é sobre manter o ambiente sinalizado.

Algumas áreas da empresa, por exemplo, podem trazer mais riscos do que outras.

Ou até mesmo o uso de alguns produtos, ou máquinas.

Portanto, o recomendado é que o ambiente esteja sempre sinalizado, para que os colaboradores estejam cientes dos riscos e tenham mais cuidado.

Faça treinamentos

Em terceiro lugar, como uma forma de evitar acidentes de trabalho, podemos citar a questão dos treinamentos.

Os treinamentos cumprem um papel importante na profissionalização do colaborador e compreensão dos procedimentos. 

Além disso, em indústrias, por exemplo, onde muitas vezes existem diferentes máquinas, o treinamento é fundamental para evitar erros de manuseio.

Esses erros muitas vezes são os responsáveis pelos acidentes de trabalho, que trazem prejuízo não só à empresa, mas a própria integridade física do colaborador. 

Por isso, é de extrema importância que os colaboradores tenham um bom treinamento para executarem suas tarefas e evitarem erros de operação que podem trazer riscos.

Dessa forma, faça treinamentos regulares e mantenha a sua equipe em dia sobre as instruções necessárias para o dia a dia da operação.

Tenha cuidado com os resíduos

Além da questão dos EPIs que comentamos anteriormente, também há a necessidade, em alguns casos, da observância com os resíduos.

Ambientes hospitalares, por exemplo, trazem um grande risco em relação aos resíduos, que podem ser extremamente tóxicos. 

Empresas que trabalham com produtos químicos também são um exemplo de atividades que precisam dar atenção para isso.

Portanto, se a sua empresa se encaixa na questão dos resíduos de risco tenha um protocolo de descarte correto e evite a contaminação.

Essa contaminação pode certamente evoluir para uma situação mais grave, dependendo do caso, e ser considerada um acidente de trabalho. 

Respeite as NRs

Entenda tudo sobre acidentes de trabalho com os advogados AL&T

Em quinto lugar, outro cuidado que toda empresa deve ter é com o respeito às NRs.

As NRs são as normas regulamentadoras

Essas normas precisam ser seguidas pelas empresas, pois é uma imposição da própria legislação. 

Essas normas regulamentadoras têm como base a Lei n° 6.514/77, mas também serve como um complemento do artigo 157 da CLT que diz o seguinte:

Art. 157: Cabe às empresas 

I – cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;

II – instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;

III – adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;

IV – facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.

Nesse sentido, existe uma série de normas diferentes, com fins específicos. 

Por exemplo, a norma regulamentadora n.º 10 se refere à segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Já a norma regulamentadora n.º 12 é relacionada a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Portanto, o que você deve fazer é identificar quais normas regulamentadoras se encaixam na sua empresa.

E a partir disso, criar mecanismos para cumprir elas.

Crie uma CIPA

CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Assim como as normas regulamentadoras, a CIPA é uma comissão de criação obrigatória prevista por lei.

Essa obrigatoriedade se aplica para empresas que o Ministério do Trabalho identifique como potenciais geradoras de risco.

Na verdade, a Comissão Interna de Prevenção de Riscos deve ser criada justamente para acompanhar o cumprimento das normas regulamentadoras. 

Essa comissão pode compreender profissionais de áreas diferentes, que devem desenvolver um trabalho de prevenção.

Nesse sentido, a CIPA é uma das maiores aliadas para evitar que acidentes de trabalho aconteçam.

Mas, é importante citar também que a CIPA não assume caráter de obrigatoriedade para todas as empresas.

E, novamente, você precisa verificar se a sua empresa está obrigada a ter uma CIPA internamente, um profissional especializado poderá dar a orientação correta. 

Foque na segurança do trabalho

Pode parecer até óbvio, mas, de fator, focar na segurança do trabalho é um dos principais pilares pra evitar os acidentes de trabalho. 

A segurança do trabalho é a área destinada especialmente para isso, por isso a sua importância.

Algumas empresas inclusive possuem um setor interno de segurança do trabalho, que fica responsável pelo cuidado e prevenção dos acidentes.

Se a sua empresa tiver um grande número de colaboradores e atividades com um risco significante, essa pode ser uma boa opção.

Além disso, você também pode terceirizar esse serviço e realizar consultorias técnicas para verificar se está fazendo tudo da maneira correta.

Esse tipo de prevenção é fundamental para evitar os acidentes. 

Tenha uma assessoria jurídica especializada

Por fim, e uma questão super importante é ter uma assessoria jurídica especializada.

Sabemos que apesar de prevenir, nem sempre é possível evitar que algo aconteça.

Nesse sentido, o recomendado é que você já tenha uma assessoria jurídica especializada, para dar a orientação correta quando precisar. 

Processos de acidente de trabalho são bem complicados para as empresas, por isso quando algo acontece, ter um advogado é essencial.

Essa atuação imediata auxiliar na produção prévia de provas para auxiliar em uma futura defesa, se necessário.

Além disso, outra orientação é que você sempre tenha tudo documento, para garantir a real versão dos fatos.

Se você precisa de uma orientação como essa, entre em contato com a gente.

Temos anos de experiência na área e vamos poder ajudar você e sua empresa com tudo que for necessário. 

Entre em contato e agende uma reunião com nosso time. 

AL&T Empresarial

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?